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Estradas

Relativamente ao ano em que se publicou a primeira edição desta obra, deixámos dito, com inteira verdade, que a viação na Madeira estava ainda muito atrasada. A maior parte das estradas da ilha não se prestava a certos meios de transporte cómodos e rápidos, por causa da sua inclinação e péssimo empedramento, e outras, embora mais planas, não passavam de simples veredas, por onde só se pode transitar a pé ou em rede. A Junta Geral do distrito tem procurado nestes últimos anos remediar este mal, melhorando certas vias de comunicação e estabelecendo outras entre diversas localidades há, porém, muito ainda a fazer para dotar esta ilha com uma boa rede de estradas, não sendo exagero dizer-se que em muitos pontos da costa do norte, e mesmo da do sul, a viação se encontra no mesmo estado em que estava no tempo dos donatarios (1922).

As vias de comunicação na Madeira eram, sem contestação possível, as piores de todo o nosso país, devido a variadas causas e especialmente ao inverosímil acidentado dos terrenos e ainda a outras inevitaveis condições do meio. A maior parte delas não merecia o nome de estradas, pois que na sua generalidade eram estreitas veredas praticadas num solo de penoso e dificilimo piso, sobranceiras a insondaveis abismos e costeando os flancos de elevadas montanhas, oferecendo quasi sempre aos viandantes os mais graves incómodos e perigos. Até o ano de 1901, em que foi concedida a autonomia administrativa a este distrito, somente havia nove quilómetros duma boa estrada, que punha a cidade do Funchal em comunicação com a vila de Câmara de Lobos. Começou então e prossegue ainda a construção duma larga rede de estradas, que dentro de poucos anos tornará fácil o percorrer-se toda a ilha em viação acelerada e serem rápida e comodamente visitadas as suas principais localidades.

Além das receitas próprias, a Junta Geral do Distrito foi autorizada pelo decreto de 12 de Julho de 1912 a contrair um empréstimo destinado exclusivamente á construção das estradas. O decreto de 25 de Junho de 1935 determinou a vinda a este arquipélago duma missão técnica encarregar de estudar e propor as necessárias providencias para a execução da rede das estradas e o decreto de 14 de Abril de 1938 aprovou o plano apresentado por essa comissão de estudos, procedendo se diligentemente á realização dos respectivos trabalhos de construção.

Pela sua nimia importância e indispensável esclarecimento ao grandioso projecto da conclusão da rede das nossas estradas, vamos transcrever alguns artigos do decreto que deixámos citado:

-Artigo 1.º. O plano de trabalho para a execução da rede complementar das estradas da ilha da Madeira, na importância total de 44.000.000$, é o que consta do mapa anexo a este decreto. Art. 2.º. Os trabalhos relativos a este plano deverão ser executados em três fases, a saber: a) A primeira, na importância de 1 5.000.000$, deverá ser executada num período de três anos, a que corresponde uma dotação anual de 5.000.000$; b) As outras duas fases, na importância total de 29.000.000$, deverão realizar-se em períodos de cinco anos cada uma, o que corresponde á dotação anual de 3.000.000$ nos nove primeiros anos e de 2.000.000$ no último ano. Art. 3.º. As obras constantes deste plano serão comparticipadas pelo Governo na proporção de 75 por cento do seu custo, ficando os 25 por cento restantes a cargo da Junta Geral Autónoma do distrito do Funchal. § único. Pode o Governo autorizar esta Junta Geral a contrair um empréstimo para fazer face aos encargos que lhe competirão“.

As antigas estradas reais denominam-se nacionais depois da implantação da Republica no país, sendo as mais importantes as que têm os números 23, 24, 25, 26, 27 e 28 no respectivo mapa de viação distrital, já pela sua extensão, já porque estabelecem comunicações entre as principais localidades da ilha. Os mapas seguintes indicam a direcção que seguem as mesmas estradas, bem como as distancias que separam os principais sítios ou povoações que elas atravessam:

Estrada Nacional n.º 23

Pontos extremos e intermediosQuilometros
Do Funchal (Sé) a Câmara de Lobos (Igreja)9.958
De Câmara de Lobos á Quinta Grande (Igreja)4.998
TrechoDistância (metros)
Da Quinta Grande ao Campanário (entroncamento do caminho para a Igreja)3.069
Do Campanário à Ribeira Brava (entroncamento do ramal do Cais-Igreja)4.684
Da Ribeira Brava à Tabua (Corujeira)1.291
Da Tabua à Ponta do Sol (cais)3.000
Da Ponta do Sol à Madalena (igreja)4.560
Da Madalena ao Arco da Calheta (Fajã do Mar)1.440
Do Arco da Calheta à Calheta (Igreja)4.840
Da Calheta ao Estreito (entroncamento do caminho para a Igreja)3.680
Do Estreito aos Prazeres (entroncamento do ramal do Paúl)3.880
Dos Prazeres à Fajã da Ovelha (entroncamento do ramal do Paul)6.624
Da Fajã da Ovelha à Ponta do Pargo (entroncamento do ramal do Pesqueiro)5.701
Da Ponta do Pargo às Achadas (Igreja)9.325
Das Achadas ao Porto Moniz (Igreja)7.720
Do Porto Moniz à Ribeira da Janela (Igreja)3.880
Da Ribeira da Janela ao Seixal (Igreja)7.695
Do Seixal a S. Vicente (Igreja)8.033
De S. Vicente à Ponta Delgada (entroncamento do ramal do porto)7.038
Da Ponta Delgada à Boa Ventura (entroncamento da estrada n.º 27)2.569
Da Boa Ventura ao Arco de S. Jorge (Igreja)2.975
Do Arco de S.Jorge a S.Jorge (Igreja)6.760
De S. Jorge a Sant'Ana (igreja)6.380
De Sant'Ana ao Faial (igreja)4.720
Do Faial a S. Roque do Faial (Igreja)2.260
De S. Roque ao Porto da Cruz (Igreja)2.700
Do Porto da Cruz a Machico (entroncamento do ramal do cais)11.000
De Machico a Santa Cruz (vila)8.220
De Santa Cruz ao Porto Novo4.740
Do Porto Novo ao Caniço (entroncamento do ramal da Ponta da Oliveira)3.440
Do Caniço a S. Gonçalo (entroncamento do caminho da igreja)5.520
De S. Gonçalo ao Funchal (Sé)3.480
Extensão total da estrada166.180

Estrada Nacional n.º 24

TrechoQuilômetros
Do Funchal (Carmo) ao Monte (igreja)3.217
Do Monte ao Poiso6.783
Do Poiso ao Ribeiro Frio4.240
Do Ribeiro Frio à Cruzinha4.760
Da Cruzinha a Sant'Ana9.160
Extensão total da estrada28.160

Estrada Nacional n.º 25

TrechoQuilômetros
Do Funchal (Ponte de S. João) a S.Martinho (Igreja)3.000
De S. Martinho ao Estreito de Câmara de Lobos (Igreja)6.000
Do Estreito de Câmara de Lobos ao entroncamento do caminho do Jardim da Serra3.520
Do entroncamento à Cumeada de S. Vicente14.080
Da Cumeada ao Rosário4.150
Do Rosário a S. Vicente (Igreja)4.200
Extensão total da estrada34.950

Estrada Nacional n.º 26

TrechoQuilômetros
Da Ribeira Brava (ponte) à Serra de Água (entroncamento do caminho para a Igreja)7.520
Da Serra de Água à Cumeada de S.Vicente5.540
Extensão total da estrada13.060

Estrada Nacional n.º 27

TrechoQuilômetros
Do Funchal (Maravilhas) a Santo Antonio (Igreja)2.495
De Santo Antonio ao entroncamento do Caminho da Igreja do Curral11.350
Do Curral à Boaventura (Igreja)19.085
Da Boaventura ao entroncamento da Estrada n.º 230.537
Extensão total da estrada33.467

Estrada Nacional n.º 28

TrechoQuilômetros
Informação não disponível
TrechoQuilometragem
Da Ponta do Sol ás Cruzinhas5.000
Das Cruzinhas á Cumeada (beira do Paul)2.350
Da Cumeada ás Casas do Paúl2.650
Das Casas do Paúl aos Estanquinhos3.000
Dos Estanquinhos ao Caramujo1.450
Do Caramujo ás Feiteiras (S. Vicente)4.825
Extensão desta estrada19,275

Estas estradas, que são em geral de mau piso e por vezes oferecem perigo aos viandantes, como já ficou referido, perderam a sua antiga importância e deixaram de ser tão frequentemente transitadas nos pontos em que as novas e recentes estradas as vieram substituir com a maior vantagem. No entretanto continuam prestando excelentes serviços como meios de comunicação entre diversas localidades e são os verdadeiros caminhos vicinhais para os habitantes que têm as suas moradias nas imediações dessas mesmas estradas. Não devem por isso ser deixadas ao abandono, merecendo continuadas reparações para a sua conservação e melhoramento.

Como acima ficou dito, foi depois da concessão da autonomia administrativa, no ano de 1901, que se iniciou e prossegue ainda a construção da importante rede de estradas, que se vai estendendo por toda a ilha, permitindo já a visita rápida e cómoda a mais de vinte freguesias rurais e sendo de esperar que decorridos poucos anos se poderão estabelecer fáceis comunicações entre todas as paróquias da Madeira. Não existe uma medição oficial das novas estradas construidas, mas conseguimos obter alguns dados, que nos fornecem uma estimativa muito aproximada da sua extensão e que em seguida apresentamos.

Estrada pelo lado de leste

TrechoQuilometragem
Do Funchal ao Caniço9.500
Do Caniço a Gaula6.000
De Gaula a Santa Cruz3.500
De Santa Cruz a Machico7.000
De Machico á Portela7.000

Estrada pelo lado de oeste

TrechoQuilometragem
Do Funchal a Câmara de Lobos9,000
Câmara de Lobos ao Estreito de Camara de Lobos4.500
Do Estreito á Quinta Grande7.000
Da Quinta Grande ao Campanário4.000
Do Campanário á Ribeira Brava6.000
Da Ribeira Brava á Tabua3.500
Da Tabua à Ponta do Sol5.500
Da Ponta do Sol aos Canhas2.500
Dos Canhas ao Arco da Calheta (Loreto)9.000
Do Loreto á Calheta (Estrela)7.000
Da Estrela ao Estreito da Calheta3.400
Do Estreito da Calheta aos Prazeres7.000
Dos Prazeres á Fajã da Ovelha (Raposeira)4.000

Da Ribeira Brava á Ponta Delgada

TrechoQuilometragem
Da Ribeira Brava á Serra de Água8.000
Da Serra de Água á Encumeada15.000
Da Encumeada a S. Vicente14.000
De S. Vicente á Ponta Delgada8.000

Do Funchal ao Ribeiro Frio

TrechoQuilometragem
Do Funchal ao Monte6.000
Do Monte ao Poiso15.500
Do Poiso ao Ribeiro Frio20.000

Anos mencionados neste artigo

1901
Ano em que foi concedida a autonomia administrativa ao distrito da Madeira e havia somente nove quilómetros de uma boa estrada
Início da construção da importante rede de estradas após a concessão da autonomia administrativa.
1912
Decreto que autorizou a Junta Geral do Distrito a contrair um empréstimo destinado exclusivamente à construção das estradas
1922
Ano em que a viação na Madeira se encontrava no mesmo estado que no tempo dos donatarios
1935
Ano em que um decreto determinou a vinda de uma missão técnica para estudar e propor providências para a execução da rede das estradas
1938
Ano em que um decreto aprovou o plano de trabalho para a execução da rede complementar das estradas da ilha da Madeira

Localizações mencionadas neste artigo

Achadas
Trecho até o Porto Moniz com 7.720 metros
Arco da Calheta
Trecho até a Calheta com 4.840 metros
Localidade ligada aos Canhas por estrada.
Arco de S. Jorge
Trecho até S. Jorge com 6.760 metros
Boa Ventura
Trecho até o Arco de S. Jorge com 2.975 metros
Calheta
Trecho até o Estreito com 3.680 metros
Destino de estrada que parte do Loreto.
Campanário
Trecho até a Ribeira Brava com 4.684 metros
Localidade ligada à Quinta Grande por estrada.
Canhas
Destino de estrada que parte da Ponta do Sol.
Caniço
Trecho até S. Gonçalo com 5.520 metros
Destino de estrada que parte do Funchal.
Caramujo
Destino de estrada que parte dos Estanquinhos.
Casas do Paúl
Destino de estrada que parte da Cumeada.
Cruzinha
Trecho até Sant'Ana com 9.160 metros
Cruzinhas
Trecho de estrada que liga à Ponta do Sol.
Cumeada
Localidade ligada às Cruzinhas por estrada.
Cumeada de S. Vicente
Trecho até o Rosário com 4.150 metros
Curral
Trecho até a Boaventura com 19.085 metros
Câmara de Lobos
Vila que estava em comunicação com a cidade do Funchal através de uma boa estrada
Destino de estrada que parte do Funchal.
Encumeada
Localidade ligada à Serra de Água por estrada.
Estanquinhos
Localidade ligada às Casas do Paúl por estrada.
Estreito
Trecho até os Prazeres com 3.880 metros
Estreito da Calheta
Localidade ligada à Calheta por estrada.
Estreito de Camara de Lobos
Localidade ligada a Câmara de Lobos por estrada.
Estreito de Câmara de Lobos
Trecho até o entroncamento do caminho do Jardim da Serra com 3.520 metros
Faial
Trecho até S. Roque do Faial com 2.260 metros
Fajã da Ovelha
Trecho até a Ponta do Pargo com 5.701 metros
Localidade ligada aos Prazeres por estrada.
Feiteiras
Localidade em S. Vicente alcançada por estrada a partir do Caramujo.
Funchal
Cidade que estava em comunicação com a vila de Câmara de Lobos através de uma boa estrada
Trecho até o Monte com 3.217 metros e outro trecho até a Ponte de S. João com 3.000 metros
Capital da Madeira, ponto de partida de várias estradas novas.
Gaula
Localidade ligada ao Caniço por estrada.
Machico
Trecho até Santa Cruz com 8.220 metros
Localidade ligada a Santa Cruz por estrada.
Madalena
Trecho até o Arco da Calheta com 1.440 metros
Madeira
Ilha onde a viação estava muito atrasada, com estradas que não se prestavam a certos meios de transporte cómodos e rápidos, e outras que não passavam de simples veredas
Monte
Trecho até o Poiso com 6.783 metros
Destino de estrada que parte do Funchal.
Poiso
Trecho até o Ribeiro Frio com 4.240 metros
Localidade ligada ao Monte por estrada.
Ponta Delgada
Trecho até a Boa Ventura com 2.569 metros
Localidade ligada a S. Vicente por estrada.
Ponta do Pargo
Trecho até as Achadas com 9.325 metros
Ponta do Sol
Trecho até a Madalena com 4.560 metros
Localidade de onde parte uma das estradas mencionadas.
Portela
Destino de estrada que parte de Machico.
Porto Moniz
Trecho até a Ribeira da Janela com 3.880 metros
Porto Novo
Trecho até o Caniço com 3.440 metros
Porto da Cruz
Trecho até Machico com 11.000 metros
Prazeres
Trecho até a Fajã da Ovelha com 6.624 metros
Destino de estrada que parte do Estreito da Calheta.
Quinta Grande
Localidade mencionada como ponto intermédio na Estrada Nacional n.º 23
Trecho até o Campanário com 3.069 metros
Destino de estrada que parte do Estreito.
Ribeira Brava
Trecho até a Tabua com 1.291 metros
Destino de estrada que parte do Campanário.
Ribeira da Janela
Trecho até o Seixal com 7.695 metros
Ribeiro Frio
Trecho até a Cruzinha com 4.760 metros
Destino de estrada que parte do Poiso.
Rosário
Trecho até S. Vicente com 4.200 metros
S. Gonçalo
Trecho até o Funchal com 3.480 metros
S. Jorge
Trecho até Sant'Ana com 6.380 metros
S. Roque do Faial
Trecho até o Porto da Cruz com 2.700 metros
S. Vicente
Trecho até a Ponta Delgada com 7.038 metros
Destino de estrada que parte da Encumeada.
S.Martinho
Trecho até o Estreito de Câmara de Lobos com 6.000 metros
Sant'Ana
Trecho até o Faial com 4.720 metros
Santa Cruz
Trecho até o Porto Novo com 4.740 metros
Destino de estrada que parte de Gaula.
Santo Antonio
Trecho até o entroncamento do Caminho da Igreja do Curral com 11.350 metros
Seixal
Trecho até S. Vicente com 8.033 metros
Serra de Água
Trecho até a Cumeada de S.Vicente com 5.540 metros
Destino de estrada que parte da Ribeira Brava.
Tabua
Trecho até a Ponta do Sol com 3.000 metros
Localidade ligada à Ribeira Brava por estrada.