Geografia

Cabo submarino

Foi a 26 de Setembro de 1874 que este arquipelago ficou definitivamente dotado com um importantíssimo e há muito desejado melhoramento a sua ligação à metrópole por meio da telegrafia electrica. Foi uma companhia inglesa que, em virtude de contrato realizado com o nosso governo, procedeu ao lançamento do cabo e á instalação das respectivas instalações telegraficas, tendo o direito de exploração pelo período de 99 anos, sem encargos alguns para o estado português. No dia 12 de Novembro de 1872 foi assinado o respectivo contrato entre o governo português e Mr. Jules Despecher, representante das companhias Mainteneuse e Falmouth and Malte. O cabo deveria ser amarrado perto da foz do Tejo, na cidade do Funchal e numa das ilhas de Cabo Verde, devendo começar a funcionar antes de 30 de Setembro de 1873. No dia 22 de Agosto de 1874 saiu de Lisboa o vapor inglês Seine, encarregado de lançar através do oceano o cabo submarino, que devia ligar esta ilha ao continente europeu. Depois de 11 dias de viagem, empregados nos trabalhos do lançamento do cabo, rebentou este a cerca de 100 milhas da Madeira, tomando então o vapor a direcção do Funchal, a fim de desembarcar alguns passageiros e prover-se de carvão e mantimento, chegando ao nosso porto no dia 3 de Setembro. Após a indispensável demora, saiu o Seine a retomar os trabalhos interrompidos, voltando poucos dias depois ao Funchal e fazendo logo a amarração do cabo com a terra. No dia 24 de Setembro trocaram-se particularmente alguns telegramas com a capital, mas o serviço do publico começou a 26, tendo nesse dia sido dirigido o primeiro despacho telegrafico ao rei D. Luiz I. 0 primeiro telegrama recebido nesta cidade foi o do monarca português ao governador civil do distrito, congratulando-se com a realização de tão importante melhoramento. Nesse dia realizaram-se diversas demonstrações de regozijo, havendo brilhante iluminação na entrada da cidade e antiga praça da constituição, musicas, fogos de artifício etc.. Cabos. Existem dois cabos na Madeira: o Cabo Garajau e o Cabo Girão. O primeiro avança cerca de 120 metros sobre o mar; o segundo é pouco saliente, e tem na base uma sapata ou plateau de erosão, onde se pode andar na baixamar. O Cabo Girão, assim chamado por ter sido o ponto em que terminou o giro dos batéis na primeira viagem de reconhecimento da ilha, uma das mais elevadas eminências maritimas do globo; o Cabo Garajau, que deriva o seu nome da grande quantidade de garajaus (Sterna hirundo) que os primeiros exploradores encontraram ali, é muito menos elevado, estando a sua crista a 126 metros acima do nível do mar. No Cabo Girão existem numerosos diques que cortam os tufos, as escórias e as lavas, e no Cabo Garajau há um dique basaltico bastante notável, notando-se também no tufo amarelo dos terrenos numerosas incrustações basalticas. Os terrenos próximos da praia a oeste do Garajau e os barrancos e eminências situadas a leste do Cabo Girão, são ricos em espécies botânicas, algumas das quais se não encontram noutras localidades da ilha.

Pessoas mencionadas neste artigo

Mr. Jules Despecher
Representante das companhias Mainteneuse e Falmouth and Malte
Rei D. Luiz I
Monarca português

Anos mencionados neste artigo

1872
Assinado o respectivo contrato entre o governo português e Mr. Jules Despecher, representante das companhias Mainteneuse e Falmouth and Malte
1873
Deveria começar a funcionar antes de 30 de Setembro
1874
Primeiro telegrama recebido nesta cidade foi o do monarca português ao governador civil do distrito
1908
Foi mandado construir pela Junta Geral

Localizações mencionadas neste artigo

Cabo Verde
Arquipélago na costa noroeste da África
Funchal
Cidade na ilha da Madeira
Tejo
Rio em Portugal